TOP 5 Livros de 2019
Durante cada ano tento ler ao menos 5 livros ou obras de literatura, em 2019 li 5 livros e uma HQ, agradeço a Lais Faccin já que graças a ela descobri 2 livros incríveis e que foram enviados pela mesma (além dela me fazer ler mais com seu clube do livro). Farei uma leve review sem spoilers explicando o porque essas obras estão aqui.
TOP 5 - Mácario
Um livro de Álvarez de Avezedo escrito em forma de peça teatro. O livro separado em dois episódios conta algumas aventuras de Mácario e falar mais do que isso é tirar experiência. Como esperado do autor o livro é extramente romântico e o único motivo de ele estar em 5 lugar é de que a linguagem arcaica dificulta muito o entendimento da obra e como foi meu primeiro livro em forma de peça de teatro dificultou ainda mais o que já era por si só difícil. O livro tem uma história muito envolvente que te prende e deixa ansioso e receoso que te faz querer ler o livro em uma tarde só.
TOP 4 - Mitologia Nórdica
Livro de Neil Gaiman reúne contos da mitologia nórdica de uma maneira que só Neil Gaiman conseguiria. Diferentemente da maioria dos livros de mitologia nórdica ele tenta escrever em uma certa ordem cronológica que as vezes faz sentido outras não, como sempre tive muito interesse em saber mais dessa mitologia ler essa obra foi um deleite muito grande, os contos são envolventes e te faz parar para pensar sobre como eram as pessoas que tinham essa mitologia como verdade.
TOP 3 - O Corvo (HQ)
Eu sei, eu disse que seriam livros, mas eu menti, se conforme com isso. Essa HQ foi realmente uma surpresa muito agradável de se descobrir, quando eu vi a Lais falando dela sinceramente achei que não era tudo o que falavam, achava muito superestimada até que decidi realmente ler a HQ, e quando o fiz, percebi que era realmente tudo aquilo que falaram e um pouco mais, a versão que li continha a história "A menina que era a Shelly" ler essa parte faz a obra ser totalmente diferente porque o que ele conta ali, e o sentimento que o autor demonstra naquele texto, faz a obra ser muito mais do que apenas algo fictício que você lê e em pouco tempo esquece. Falando da HQ em si ela é magnífica e sinceramente a melhor HQ que eu já li, a história apesar de um pouco previsível, é densa, forte e para maiores. Lendo a HQ o leitor consegue sentir a emoção que o autor quis passar, e passa com maestria ao ponto de você se sentir dentro da história e sofrer junto ao personagem principal, apesar de não fazer nenhuma surpresa quanto ao final da história e sobre alguns pontos marcantes do enredo, ainda assim te choca ver e ler certas cenas, o autor mostra com maestria como fazer uma Masterpiece, não só pela qualidade dos traços mas também com dialogos marcantes que mesmo fazendo mais de um ano após a leitura ecoam sobra a minha cabeça.
TOP 2 - Por que continua me ensinando?
Para ser honesto esperava que esse livro não chegasse a mediocridade, e foi um dos maiores baques que tomei em livros. A forma como eu me relacionei com esse livro foi diferente de qualquer outro livro que eu tenha lido, não farei uma review sobre ele aqui porque já o fiz em outra ocasião, então direi o que não falei anteriormente. Primeiro fato que me chocou foi o livro ter palavrões, nunca tinha lido nenhum livro que continha um "porra" e quando li aquele livro fiquei surpreso e entusiasmado apenas por esse fato, talvez para os leitores que já estão habituados com isso não soe como nada fora do normal, mas o fato de uma escritora independente botar palavrões e torna-lo menos comercial desta forma, diz muito sobre o que a autora quis dizer e sobre o que ela quis mostrar. Alguns anos antes de ler esse livro eu lia vários contos, e sempre imaginei na minha cabeça como seria "O conto perfeito" escrevi alguns detalhes mentalmente que o fariam perfeito, quando terminei de ler o conto intitulado "O outro conto" fiquei tremendo, achei surreal de bom e fiquei espantado como aquele conto cumprira todos os requisitos que eu havia feito em minha cabeça. Ainda sobre o impacto do livro, não tem uma forma segura ou certa de ser ler o livro, você pode ler em uma tarde e experimentar o efeito "Montanha russa" ou ler aos poucos e ficar refletindo sobre que acabou de ler, de uma forma ou de outra Lais Faccin não terá dó de você, se ela quiser te fazer chorar você vai, e tome cuidado com suas ironias elas podem te confundir e tirar sarro de você sem que você note. Ainda tenho muito a falar sobre esse livro, e o deixarei para outra oportunidade, em um texto que intitulei "Obras que me destruíram".
TOP 1 - Noite na Taverna
Outro livro de Álvarez de Azevedo que o tornou meu autor favorito com esse livro. Quando estava no ensino médio minha professora falou de um livro ao qual a história era perturbadora, continha coisas consideradas como horríveis pela sociedade, assuntos como necrofilia por exemplo. Desde então sempre tive curiosidade em saber o que continha naquele livro, e se ele não passava de apenas um livro polêmico e nada além disso. Cerca de 3 anos após o relato da minha professora, encontrei este livro em uma livraria, duvidei se era mesmo aquele ao qual minha professora havia falado, decidi arriscar e o comprei, valeu a pena o risco. Dentre todos os movimentos artísticos o que eu mais me apaixonei foi o romantismo, e este livro faz parte do romantismo, logo os sentimentos são levados ao extremo ou se ama ou se odeia, sem meio termo e este livro é muito mais que um livro polêmico. As historias não só chocam por serem horrendas mas principalmente pelos personagens amargurados e os sentimentos que os fazem tomarem ações, a cada parte da história você vai com medo do que vai encontrar e é sempre imprevisível assim como seu final, o linguajar arcaico de nada me incomodou mas fica o aviso de que se você se incomoda com sexismo, vai odiar este livro já que foi escrito em uma época onde isso era tido como ordinário. O enredo te deixa com vontade de não parar de ler ao mesmo tempo em que você quer parar de ler para tomar um ar e esquecer os horrores descritos ali. Os personagens, as reviravoltas, o romantismo e o final extraordinário faz este ser o melhor livro de 2019 assim como meu livro favorito.
Comentários
Postar um comentário