Review "Por que continua me ensinando?"

Preconceitos

Eu conheço um pouco da autora, e então tinha alguns preconceitos, isto é, imaginei sobre como ela escreveria e sobre o que ela escreveria, e claro, imaginei também sobre como era a personalidade dela, desde criança até agora, e isto foi essencial para eu ter um choque de paradigmas, o pouco que eu imaginava sobre ela estava errado. E isso foi extraordinário.

Início

A obra começa muito bem, contando um pouco do começo da vida da autora e ao mesmo tempo nos mostrando um pouco de sua personalidade, para mim teve um sentimento peculiar conforme lia sobre sua vida, já que a priori tinha um perfil psicológico dela feito em minha cabeça e fui surpreendido quando percebi que tinha entendido mal muitas coisas da qual ela falava, mesmo sem esse sentimento peculiar de surpresa o começo do livro não deixa de ser uma parte fundamental para o resto da obra e uma descoberta incrível. O título é outra coisa que se destaca te propõe duvida e curiosidade em saber mais de seu conteúdo.

Identificação

Normalmente quando lemos uma historia nos aproximamos dos personagens em que a personalidade se assemelha a nossa de alguma forma, porém neste livro o especial é o contrário disso, a visão dela sobre algumas ideias que ela tem e a narração dela sobre o que ela vivenciou é o ponto mais forte do livro, é como ler um diário e ao mesmo tempo um livro de filosofia, com contos no meio. Você provavelmente deve estar pensando que é uma bagunça e de certa forma é, mas o caos não para por aí, com isso vamos para o próximo ponto.

Descrição

Caso fosse trabalho meu descrever esse livro diria que o livro é uma montanha russa. Isso se dá por principalmente três motivos, o primeiro é de que é um livro não-fictício tudo o que é dito realmente aconteceu e isso nos tira da zona de conforto, normalmente quando lemos ou vemos alguma obra, nos distanciamos por saber que aquilo é ficção, mas dessa vez não tem como distanciar e com isso estamos muito próximos de todos os acontecimentos. O segundo motivo é a intensidade dos sentimentos passados lembrando um pouco o romantismo, em um capítulo ela está feliz e por isso nos estamos feliz também, rimos junto com a autora e nos simpatizamos muito com ela, então quando ela está triste nós ficamos tristes também e isto ocorre principalmente por conta do terceiro motivo. O terceiro motivo é o tamanho dos capítulos, eles são curtos e isso dá uma verdadeira sensação de montanha russa, além de te fazer engolir o livro porque você sempre fica curioso pra ler o próximo capítulo, e ele sendo curtinho a vontade só aumenta, intencional ou não o tamanho dos capítulos a Lais escreve com tal maestria que nos simpatizamos com ela sem precisar de centenas de página para o mesmo.

Positivo e negativo

Algumas das melhores coisas eu já citei, como a sensação de montanha russa e porque nós temos essa sensação, a "bagunça" é algo que faz ser algo não previsível e te faz querer ler mais. O livro trás muitas reflexões que vão te fazer pensar, as vezes você para de ler para pensar no que leu, os questionamentos levantados põe em duvida certezas que você tinha. Só teve uma única coisa a qual não gostei, a parada da montanha russa. O livro tem um ritmo excelente no começo te faz rir e chorar em questão de duas páginas e isso vai continuando até mais ou menos a metade do livro, quando aparece o primeiro conto, o conto te tira um pouco do ritmo antes exposto e esse para mim é o único defeito do livro. Não se tratando do conteúdo mas sim da estética, a capa do livro me desapontou bastante tem um significado e eu compreendi mas se tratando de um livro ele tem que chamar a atenção e a capa não está a altura de seu conteúdo e de seu título.

Ultimas considerações

Para finalizar falarei de algo que eu não esperava e me encantei, o segundo conto, quando abri o livro pela primeira vez vi que tinha algumas ilustrações em um ponto especifico no livro, ou seja tinha uma parte que recebia mais destaque que as demais e realmente o conto merece essa posição de destaque no livro, com certeza foi algo inesperado que me surpreendeu bastante e para mim se não foi o melhor conto que já li, está entre os melhores. Não discutirei nem falarei sobre o que se trata o conto, pois realmente ele vale a pena ser lido e se o livro só tivesse esse conto e mais nada já valeria muito a pena te-lo. Normalmente é comum esperar se de 4 a 5 dias para fazer uma review para que assim pense um pouco mais e não faça a review no calor do momento, mas esse livro merece ter uma review após ser lido, ele está atualmente no meu top 5 de melhores livros. Poucos livros na vida me fizeram chorar, A marca de uma lágrima, Deltora Quest e Quem você Alasca?, e agora este é mais um. Para mim o final foi um tanto quanto chocante. Talvez o final tenha passado batido para você, se assim o foi, peço que o releia, e perceba o que ele realmente significa, e então choque-se comigo e dívida sua dor.

Nota final: 9.7

Se deseja comprar o livro basta adquiri-lo por este link:









Comentários

Postagens mais visitadas